São Paulo, fevereiro de 2025 - O Carnaval é uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros, movimentando milhões de pessoas em bloquinhos, desfiles e festas. Para os pequenos empreendedores, essa é uma oportunidade de ouro para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Vendedores de alimentos, bebidas, fantasias, acessórios e ambulantes em geral podem se beneficiar desse período festivo, desde que saibam se destacar no meio da multidão.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval deve movimentar mais de R$ 12 bilhões no Brasil em 2025, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. Esse crescimento ocorre em meio à desvalorização do real frente ao dólar e à grande diversidade de atrativos. Os pequenos empreendedores que se prepararem bem podem aproveitar esse cenário favorável para potencializar os seus lucros.
Planejamento e criatividade fazem a diferença
O educador financeiro, João Victorino, destaca que a alta demanda durante o Carnaval também eleva os preços de produtos e serviços. “Quem quer vender bem precisa estar preparado para se destacar no meio da multidão. Ter um planejamento prévio, garantir um bom estoque e oferecer produtos atrativos são passos essenciais para não perder oportunidades de faturamento”, explica.
Segundo João, uma das melhores estratégias para conseguir chamar a atenção é investir no bom humor. Cartazes criativos, abordagens engraçadas e uma conexão com a temática carnavalesca podem ser grandes diferenciais para conquistar o público. Frases divertidas e interações bem-humoradas ajudam a atrair os consumidores e tornam a experiência de compra mais prazerosa.
Legislação e regularização
Outro ponto fundamental é a regularização do comércio de rua. Cada cidade possui regras específicas para os ambulantes e os comerciantes temporários, exigindo documentação e autorização para evitar multas e problemas legais. Antes de sair para vender, é essencial verificar as normas locais e garantir que tudo esteja dentro da lei.
“Transformar o Carnaval em uma oportunidade lucrativa exige criatividade e planejamento. Quem conseguir se destacar, respeitar as normas e oferecer uma experiência marcante para os foliões pode garantir boas vendas não só durante a festa, mas também conquistar clientes fiéis ao longo do ano”, finaliza João Victorino.
Sobre João Victorino
João Victorino é administrador de empresas, professor de MBA do Ibmec e educador financeiro, formado em Administração de Empresas, tem MBA pela FIA-USP e Especialização em Marketing pela São Paulo Business School. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro.
Hoje, com uma carreira bem-sucedida, João busca contribuir para que pessoas melhorem suas finanças e prosperem em seus projetos ou carreiras. Para isso, idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.