Área do Cliente

Notícias

Em meio a crescimento de contratações PJ, especialistas elencam as vantagens do Escritório Virtual para esses profissionais

CEO da Company Hero e Carolina Martins, referência em RH e especialista mais seguida no LinkedIn, mostram os benefícios que a solução traz para profissionais que recebem proposta de trabalho PJ

O número de profissionais PJ cresceu exponencialmente nos últimos anos. De acordo com dados do IBGE, no primeiro trimestre do ano 2,2 milhões de pessoas foram inseridas na condição de contrato PJ, representando uma alta de 20,8% em relação a 2021. A modalidade tem se demonstrado muito vantajosa para diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho. No entanto, abrir um CNPJ pode ser um processo complicado para aqueles que recebem propostas de contratação pela modalidade de prestação de serviços, principalmente no que se refere à escolha do endereço fiscal a ser registrado na documentação da sua pessoa jurídica.

Uma das soluções que têm auxiliado diversos autônomos e profissionais a formalizar seu CNPJ para emissão de notas fiscais de maneira prática e barata é o Escritório Virtual (EV). A Company Hero, empresa que facilita a jornada de formalizar e proteger um CNPJ, é referência ao oferecer essa solução a milhares de pessoas jurídicas em todo o país.

De acordo com Carolina Martins, especialista em RH mais seguida do LinkedIn, soluções como essa aumentam as chances dos profissionais pois simplificam a regularização de novos PJs. “Esse modelo PJ é tão válido quanto o CLT e traz vantagens tanto para o contratado, que pode negociar melhores propostas com contratantes e administrar seus ganhos com mais autonomia”, afirma. “A tendência é que as contratações nessa modalidade cresçam ainda mais nos próximos anos”, complementa.

Nesse sentido, o Escritório Virtual é uma maneira de amparar o PJ sobre os processos burocráticos, agilizando documentos de regularização fiscal para emissão de notas fiscais a um baixo custo de manutenção. Segundo Carolina, ter o auxílio de uma empresa como a Company Hero, que possui mais de 12 mil assinantes ativos da solução, é primordial. “Ao receber uma proposta PJ, é fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados, como advogados, contadores e empresas especializadas em legalização, para organizar toda a documentação do CNPJ, avaliar as cláusulas do contrato e fazer a negociação com o contratante”, pontua.

Enxergando a aderência cada vez maior de profissionais ao formato, a Company Hero explica as cinco principais vantagens dos endereços fiscais virtuais. Confira:

  • Menos custos

Escritórios físicos podem gerar muitas despesas, o que é o oposto das metas de uma pessoa jurídica que atua de forma autônoma. Regularizar um CNPJ em endereço fiscal virtual permite que a pessoa trabalhe de qualquer lugar, legalizada para emissão de notas fiscais exigidas pelo contratante e com suporte para lidar com as correspondências e atualização de documentos da empresa, o que por si só já traz segurança para se tornar PJ. Porém, a maior vantagem do modelo está em poupar gastos com aluguéis, condomínios e contas fixas. “Escritórios Virtuais viabilizam investimentos precisos, que não são repassados para custos administrativos desnecessários. Quanto menores as despesas para manter o CNPJ ativo e regularizado, maior a receita líquida que sobra para esse profissional”, reforça Miklos Grof, CEO da Company Hero.

Carolina também destaca que o mesmo benefício se estende para as companhias que contratam PJs. “Para as empresas, a contratação PJ é mais vantajosa, porque além de otimizar custos e encargos trabalhistas, ainda é possível encontrar mão de obra experiente e qualificada em certos nichos de atuação”, diz.

  • Sem burocracia

Dentre os vários processos inerentes ao processo de ativar e manter uma pessoa jurídica regularizada, nenhum deles sofre de burocracias com o registro de um Escritório Virtual. “A emissão de notas fiscais, que talvez seja o procedimento mais corriqueiro e importante dos profissionais prestadores de serviço, é liberada muito mais rapidamente com a regularização de um endereço fiscal por meio do Escritório Virtual”, ressalta Grof.

O mesmo se aplica ao recebimento de documentos como IPTU, alvará e outros que são exigidos pelas juntas comerciais, receita federal e solicitados por contadores durante a abertura de uma empresa. “A formalização do CNPJ pode levar semanas para ser resolvida até a pessoa alugar um escritório físico, mas contratando o escritório virtual os documentos são liberados em minutos. Além disso, não é preciso se preocupar em retirar correspondências que chegam no endereço. É possível receber notificações por e-mail e consultar um sistema online com o conteúdo de cartas escaneadas”, completa.

  • Mais segurança

Quando uma pessoa decide aderir ao modelo PJ, muitas vezes ela não consegue separar a gestão da empresa da sua vida pessoal. Em muitos casos, inclusive, não é permitido usar o endereço residencial para formalização de pessoas jurídicas, seja porque a atividade do CNPJ (registro no CNAE) não é permitida em zonas que não sejam comerciais, ou porque o próprio prédio ou proprietário da casarestringe o uso do endereço para fins comerciais.

No entanto, o Escritório Virtual permite que a pessoa física tenha privacidade em sua residência e uma sede virtual exclusiva para o seu registro como pessoa jurídica. “Os Escritórios Virtuais preservam os dados pessoais dos clientes, o que resulta em um cenário seguro para a formalização desse prestador de serviço. Outra vantagem é a agilidade e transparência oferecida aos contadores, que podem iniciar e acompanhar o processo de abertura do CNPJ com documentação online, assegurando que todos os estágios da formalização sejam percorridos da maneira correta”, explica o CEO.

  • Flexibilidade

Outra questão que pode misturar a vida pessoal e profissional do PJ de um modo que ele tenha problemas na regularização como pessoa jurídica é a mudança do endereço residencial. Existem alguns riscos em cadastrar essa localidade, sem contar com o inconveniente de ter que alterar o endereço fiscal na Junta Comercial do estado toda vez que a pessoa quiser trocar de casa, estado ou país. “Portanto, com uma sede fiscal virtual é possível colocar uma separação entre mudar de lar e de escritório, sem gerar dor de cabeça com alterações da pessoa jurídica, no futuro”, pontua Grof.

  • Abrangência de setores

O CEO da Company Hero recomenda ainda o Escritório Virtual a diversos tipos de profissionais, desde consultores, freelancers, desenvolvedores, designers, especialistas em TI, marketing e outros. “Após uma pesquisa com nossos milhares de clientes, observamos alguns perfis predominantes de profissionais que contratam Escritórios Virtuais, como integrantes da área de TI que são contratados por empresas nacionais e internacionais; freelancers que trabalham com comunicação, desde redação, marketing até design; ou ainda consultores da área de gestão administrativa e financeira”, explica.

Com uma solução eficiente e prática como essa, Carolina conclui que trabalhadores que querem aumentar o leque de oportunidades no mercado de trabalho não devem temer o modelo de contratação PJ. “Aceitar um trabalho PJ não ‘mancha’ o currículo. Por ser um formato diferente, é natural que gere inseguranças nos profissionais, porém a modalidade pode ser tão benéfica quanto qualquer outra para manter seu currículo ativo no mercado e gerar cada vez mais oportunidades na carreira”, finaliza a especialista.