Área do Cliente

Notícias

Entidades de contabilidade celebram parceria com a Confederação Brasileira de Futebol

A assinatura do documento será na tarde desta quinta-feira (20), durante o 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis

Autor: Caroline VeigaFonte: A Autora

A assinatura de Protocolo de Intenções entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai selar uma parceria entre as organizações. O ato de assinatura do documento acontece na tarde desta quinta-feira (20), durante a programação do 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis, no Rio de Janeiro.

A demanda crescente por transparência, padronização e qualidade das informações contábeis divulgadas pelos clubes de futebol e demais entidades esportivas é um dos objetivos da cooperação a ser firmada pelas entidades.

Especialmente após a vigência da Lei nº 14.193/2021, que instituiu a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), permitindo que os clubes constituam empresas e captem recursos, a resposta à essa demanda ganhou ainda mais relevância e jogou foco maior nas demonstrações contábeis dos clubes. Em um ano de vigência da Lei, três grandes clubes do futebol nacional - Cruzeiro, Botafogo e Vasco da Gama - se tornaram empresas e fizeram investimentos que passam de um bilhão de reais.

O Conselho Federal de Contabilidade, entidade responsável por editar normas aplicáveis à contabilidade do País, possui um Grupo de Trabalho (GT), com participação de membro indicado pela CBF, que vem trabalhando há anos para melhorar a qualidade dos relatórios financeiros e a transparência das informações dos clubes. Com essa finalidade, foi editada, em 2017, a Interpretação Técnica Geral (ITG) 2003, Norma Brasileira de Contabilidade aplicável às entidades desportivas. Atualmente, essa norma encontra-se em revisão.

No Protocolo de Intenções a ser assinado, nesta quinta-feira (20), pelo CFC, Abracicon e CBF estão previstas ações como a cooperação para o aprimoramento da norma contábil; a promoção da educação profissional continuada, na área de Ciências Contábeis, para a disseminação de conteúdo e capacitação de contadores que atuam com organizações esportivas; e ações de intercâmbio de experiências e informações entre as entidades parceiras.

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Mais informações: cfc@apexagencia.com.br