Área do Cliente

Notícias

Conheça as vantagens do marketing contábil para empresas

Por que investir em marketing contábil?

Por que investir em marketing contábil?

O marketing contábil é uma ferramenta que ajuda a divulgar a empresa através de estratégias focadas no seu público-alvo. É derivada do marketing que tem como objetivo divulgar a sua empresa e se destacar em relação aos seus concorrentes.

Para aproveitar o máximo de benefícios que o marketing proporciona, é preciso seguir alguns passos e realizar algumas etapas de planejamento, como a definição de público-alvo, persona, estratégias e quais os meios de comunicação que serão utilizados para a divulgação dos serviços.

E existem algumas formas de divulgação que vão potencializar todas as estratégias e planejamentos realizados para divulgação da sua empresa.

Marketing contábil: por que você precisa investir?

O marketing para escritório de contabilidade surge como uma opção para que as empresas consigam divulgar para um número maior de pessoas o seu serviço, e assim, mostrar o seu valor e se diferenciar dos seus concorrentes. Dessa maneira, é possível atrair novos clientes e novos negócios.

Sua empresa estará em evidência tanto no ambiente online quanto no offline, fortalecendo cada vez mais a sua marca no mercado.

3 passos para fazer Marketing contábil

Com a evolução da tecnologia, muitos setores tiveram que adaptar processos e ferramentas utilizadas, e, com o setor de contabilidade não foi diferente. Muitos processos foram facilitados, o que possibilitou que as empresas pudessem atender diversos clientes com o mesmo padrão de qualidade.

Alguns passos são os mais indicados para poder aproveitar ao máximo do que o marketing contábil pode oferecer:

1. Planejamento de marketing contábil

  • Antes de pensar nas campanhas e estratégias que vão ser utilizadas, é preciso primeiro definir o seu público-alvo e também definir a persona para o seu negócio. É preciso realizar um estudo para entender quem são as pessoas que têm o perfil para adquirir e precisar do seu serviço. Além disso, as personas são personificações do seu público-alvo, do seu cliente ideal. É aqui que são definidos hábitos, perfil de compra, profissão, o que fazem nas horas de lazer, entre outros.

  • A análise SWOT ou matriz BCG também é indispensável no momento do planejamento. É aqui que é possível observar os seus pontos fortes, os pontos que devem ser melhorados, suas oportunidades e ameaças em relação ao mercado.

  • Após essas definições, você já pode determinar quais serão as suas campanhas de marketing, que são ações planejadas para realizar a divulgação da empresa e seus serviços, com o objetivo de impactar o público-alvo e provocar o seu interesse. E o planejamento das campanhas, assim como o acompanhamento dos resultados é a peça-chave para o sucesso. Contar com a ajuda de profissionais especializados em marketing de performance e designers, também é indicado. Um ponto extremamente importante para incluir no seu planejamento,são as datas sazonais comerciais, como o Dia do Cliente, Black Friday, entre outras datas que são relevantes para a empresa.

2. Formas de divulgação

O marketing digital é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para promover seu produto ou serviço, buscando se comunicar com o seu público de forma mais direta e atrativa. A forma mais comum de fazer essa divulgação, é através dos meios de comunicação tradicionais, não tradicionais e também canais próprios.

Para divulgar os serviços de contabilidade, alguns meios de comunicação são mais indicados que outros. Veremos a seguir, os melhores meios de comunicação para os serviços de contabilidade:

  • Site: ter um site próprio é um dos melhores meios para poder divulgar seus serviços. É possível inserir diversas informações, como a história da empresa, endereço, telefone para contato, e-mail e também um resumo dos serviços oferecidos.

  • Blog: uma boa ferramenta para poder atrair pessoas que podem futuramente se interessar pelos seus serviços. No blog, é possível desenvolver melhor os assuntos que você julga ser importante e que fazem parte do universo da sua empresa.

  • Redes Sociais: são boas ferramentas para criar um outro canal de atendimento, alcançando um maior número de pessoas. O Instagram é uma rede social voltada para o visual. Por isso, invista em boas imagens para poder divulgar o seu negócio. Já o Linkedin, é uma rede social voltada para o relacionamento entre pessoas e empresas. Ela abre um novo canal de contato, ampliando os relacionamentos e o networking.

O marketing de indicação também é uma opção para divulgar os serviços de contabilidade. A estratégia é usada para transformar clientes e outros parceiros em promotores da sua marca. O custo por aquisição por cliente acaba sendo menor, quando realizado com sucesso.

3. Métricas de Marketing

Para verificar se as suas ações estão funcionando e acontecendo conforme o planejamento, é preciso ficar atento às métricas de marketing. Elas são indicadores que auxiliam na medição de resultados e servem como base para tomadas de decisões. Existem muitas métricas, mas algumas são bem importantes para verificar com frequência:

  • ROI: é o retorno do investimento. É uma métrica que mostra o quanto a sua empresa está lucrando com o investimento realizado. Dessa maneira é possível analisar quais investimentos devem ser mantidos e quais precisam ser otimizados.

  • Taxa de conversão: mede a porcentagem de visitantes que acabam convertendo, ou seja, fechando negócio dentro de uma página ou site.

  • CPL (custo por lead): Pode ser calculado dividindo o valor investido nas diferentes fontes de tráfego.

  • CPM: é o custo por mil. É o valor pago para um determinado anúncio aparecer para mil pessoas. Essa métrica é muito utilizada para anúncios e banners publicados de modo online.

O marketing contábil se realizada com um planejamento sólido e estratégias definidas e alinhadas com a empresa, pode ser uma boa ferramenta para poder trazer valor à sua empresa, atraindo cada vez mais clientes interessados no seu serviço. E caso saiam satisfeitos, podem servir como advogados da marca, que defendem e indicam o serviço para outras pessoas.

A Omie Store oferece sistemas de gestão, serviços financeiros e cursos gratuitos para alavancar a carreira de profissionais empreendedores e contadores.

O Sistema Omie Store Contábil entrega soluções para uma gestão contábil mais eficiente e segura, aproveitando o que há de melhor na contabilidade digital. Com o sistema da Omie, é possível automatizar tarefas que antes precisavam ser realizadas com frequência, fazendo com que você não perca tempo com retrabalhos, e focando no que realmente importa para o crescimento da sua empresa.