Área do Cliente

Notícias

NEWPROPERTIES aponta motivos para investir em aluguel de imóveis

Patrimônio sólido, boa rentabilidade e valorização estão entre as vantagens

Tido como um grande sonho e ‘porto seguro’ para a maioria dos brasileiros, o investimento imobiliário é um dos mais tradicionais tipos de aplicação financeira. Considerado como um segmento seguro e de bom retorno financeiro segundo os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), hoje, 28,8% dos brasileiros são proprietários de imóveis.

No último semestre de 2020, de acordo com o estudo Raio-X FipeZap, divulgado pelo Valor Investe, quase metade (46%) das compras de imóveis do ano passado foi realizada por investidores, tanto para ganhar com aluguel quanto com a revenda após uma possível valorização do bem.

De acordo com o economista Guilherme Haddad, sócio da NEWPROPERTIES, em um cenário de incertezas econômicas, ter a chance de investir em um bem que traga segurança e possibilidades de lucratividade extra é, de fato, uma grande oportunidade. “Mesmo na crise, esse tipo de investimento tem sido promissor. Mas, antes de adquirir um imóvel para fins de locação, é necessário estar atento sobre alguns pontos, com o objetivo de impossibilitar possíveis perdas”, destacou.

A seguir, confira 4 bons motivos para investir em imóveis de aluguel, elencados pelo especialista.

Patrimônio Sólido

Por não sofrerem desvalorização imediata, ao se investir em bens imobiliários é possível adquirir, sem gerar grandes riscos, um patrimônio sólido. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a valorização média de imóveis nos últimos 10 anos foi de 9,4% ao ano, 44% a mais que os rendimentos da poupança no mesmo período.

“Além desse aspecto, muitas pessoas, principalmente aquelas que têm dificuldade para organizar e controlar as finanças, encontram nesse investimento uma oportunidade de manter o dinheiro em segurança. Considerado um bem durável e sem grandes riscos, traz a sensação de proteção em relação ao que foi investido”.

Boa rentabilidade

“No Brasil, desde novembro de 2019, comprar um imóvel rende mais do que investir o mesmo valor em uma aplicação de renda fixa básica”, destacou Guilherme. Segundo a pesquisa Raio-X FipeZap, o retorno do aluguel tem se mostrado mais atrativo, se comparado a Selic e sua baixa histórica na rentabilidade.

Terreno, casa, apartamento ou estabelecimento comercial. Independentemente do tipo do imóvel, o economista pontua que, antes da locação, é essencial que se o proprietário calcule todos os gastos já desembolsados, fazendo com que a rentabilidade cubra todos esses valores.

“Mobílias, equipamentos, impostos, taxas, consertos e reformas são alguns exemplos de custos que devem entrar nessa conta. De forma prática, é o rendimento mensal do proprietário em relação a quanto ele investiu na compra.

Valorização de acordo com a localização

Outra dica do especialista da NEWPROPERTIES é observar a região em que o imóvel está localizado. Faça uma boa análise, dando preferência para bairros que tenham bom potencial de valorização, afinal, o proprietário será beneficiado por isso.

“Outra importante dica é fazer um levantamento e analisar o poder aquisitivo do público que reside na região, estipulando o valor do aluguel de maneira mais justa, para ambas as partes”, indicou Guilherme.

Em São Paulo, por exemplo, um apartamento padrão, de dois quartos, 65 metros quadrados e vaga na garagem, significa estar disposto a pagar, em média, R$ 2.072 ao mês, de acordo com o levantamento do Imovelweb.

Reforçando ainda mais a importância desse quesito, o sócio destaca que enquanto o imóvel estiver vago, os custos mensais deverão ser pagos pelo proprietário. “Quanto mais assertivo nos quesitos necessidades e expectativas dos possíveis novos moradores, mais rápida será a locação e, consequentemente, rapidez na recuperação dos gastos e lucro para o dono”.

Especialistas para auxiliar

Como visto acima, vários aspectos podem influenciar na lucratividade desse tipo de investimento. Dessa maneira, contar com a expertise de especialistas no assunto pode fazer a diferença e evitar prejuízos.

“Esse tipo de investimento pode parecer simples, mas durante o negócio dúvidas podem surgir. Poder solucioná-las com especialistas no ramo faz com que a aquisição se torne ainda mais segura e, claro, vantajosa”, explicou Guilherme.

Composta por um time de especialistas prontos para auxiliar, a NEWPROPERTIES conecta empresas, pessoas e projetos para gerar as melhores oportunidades no mercado imobiliário, com segurança e rentabilidade.

Com uma metodologia que abrange a escolha minuciosa do terreno, os produtos e materiais mais apropriados, uma arquitetura e design diferenciado e inteligente, critérios de sustentabilidade e uma gestão patrimonial de excelência, o trabalho resulta em oportunidades rentáveis, fruto da criação de um produto moderno, longevo e atrativo.